antropologia
4 condiçoes para que o pensamento estruturalista fosse efetivado
= estruturalismo como caráter sistêmico:
= estruturalismo e o grupo de modelos
= estruturalismo como modelo aberto a novas análises
= estruturalismo como modelo explicativo dos fatos observados
Com base nessas premissas teóricas, pode-se afirmar que, para a concepção estruturalista, o antropólogo, tal como um linguista, ao decifrar a estrutura de línguas as mais diversas (como as línguas das culturas indígenas) deve apreender o que está oculto e latente (escondido) na etnografia (descrição da cultura estudada). Nessa direção analítica, o antropólogo deve detectar o modelo inconsciente de um grupo social. LÉVI-STRAUSS: CULTURA COMO CONJUNTO DE SISTEMAS SIMBÓLICOS
“Toda cultura pode ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos. No primeiro plano destes sistemas colocam-se a linguagem, as regras matrimoniais, as relações econômicas, a arte, a ciência, a religião. Todos esses sistemas buscam exprimir certos aspectos da realidade física e da realidade social, e mais ainda das relações que estes dois tipos de realidade estabelecem entre si e que os próprios sistemas simbólicos estabelecem uns com os outros”.
Texto de:
LÉVI-STRAUSS, Claude. Introdução ao Ensaio sobre a dádiva. In MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 1988.
metodologia do estruturalismo
01
A existência de um certo número de materiais culturais sempre idênticos, que, como as cartas ou os elementos do caleidoscópio, podem ser qualificados de invariantes.
02
As diferentes estruturações possíveis destes materiais