Aminas, amidas e nitrocompostos
Classificação: Aminas são compostos derivados do NH3, pela substituição de um, dois, ou três hidrogenios por radicais alquila ou arila. Daí a classificação das aminas em primarias, secundarias e terciárias: Amina primária Amina secundária Amina terciária
Ex de amina: Cafeína. É também encontrada no cacau.
Amidas
Generalidades
Amidas são compostos derivados do NH3 pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por radicais acilas.
Ao contrario das aminas, não são comuns amidas com dois ou três radicais no mesmo nitrogênio. No entanto, são comuns amidas com radical alquila ou arila no nitrogênio estes são compostos “mistos”, em parte amida e em parte amina; a letra N (maiúscula) que aparece no nome indica nitrogênio
São comuns também amidas secundarias cíclicas, denominadas imidas.
Os nomes das amidas derivam dos ácidos correspondentes, trocando-se a terminação ÓICO ou ICO por AMIDA.
A formamida (H – CONH2) é um liquido incolor; as demais são sólidas. As amidas mais simples são solúveis em água devido à polaridade de suas moléculas. Seus pontos de ebulição são altos devido as formação de “pontes de hidrogenios duplas”, como acontece com os ácidos. As amidas são usadas em inúmeras sínteses; a poliamida mais importante é o náilon.
Preparação
Normalmente as amidas não existem na natureza. Elas são preparadas por aquecimento de sais de amônio, por hidratação de nitrilas, ou por amonólise de éster, anidridos e cloretos de ácidos.
Nitrilas e isonitrilas
As nitrilas são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional ciano (C?N), com o átomo de carbono ligado à cadeia carbônica, enquanto nas isonitrilas é o átomo de nitrogênio que está ligado à cadeia carbônica. Repare na Figura que o carbono está com um par de elétrons não ligante (não faz quatro ligações). Por conta disso, as isonitrilas são compostos muito instáveis e, por aquecimento, se transformam nas nitrilas.
As nitrilas quase não