Quimica
Artigo sobre as funções nitrogenadas: aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos com exercícios.
Funções Nitrogenadas
Aminas
Classificação das aminas
Conforme se substituam um, dois ou três hidrogênios, as aminas podem ser primárias, secundárias ou terciárias.
Propriedades das aminas
As aminas primárias e secundárias têm uma temperatura de ebulição e de fusão mais alta que a dos hidrocarbonetos com mesmo número de carbonos, e mais baixa que a dos álcoois. Já as aminas terciárias possuem temperaturas de fusão e de ebulição inferiores às dos hidrocarbonetos de massa molecular parecida. A propriedade química mais destacada e geral das aminas é a basicidade que apresentam em dissolução aquosa.
Obtenção
As aminas são obtidas de diferentes formas. Pelo método de Hofmann, se consegue uma mistura de aminas de todos os tipos. Para tanto, se aquece, em um tubo fechado, um haleto orgânico com amoníaco. Por exemplo: CH3Cl + NH3 → HCl + CH3NH2. A metilamina pode reagir também com cloreto de metila, obtendo-se CH3 – NH2 + CH3Cl → HCl + CH3 – NH – CH3 . Já a dimetilamina (ou a amina secundária correspondente) pode reagir com outro haleto derivado, dando: CH3 – NH – CH3 + CH3Cl → HCl + N (CH3)3, (fórmula da trimetilamina).
Aplicações das aminas
No preparo de vários produtos sintéticos. Como aceleradores no processo de vulcanização da borracha.
A etanolamina (HO-CH2-CH2-NH2) é usada como tensoativo, isto é, para mudar a tensão superficial de soluções aquosas
Aminas aromáticas são muito usadas na produção de corantes orgânicos (ex: anilina)
Síntese da acetanilida e outros medicamentos.
Importância biológica das aminas
A importância das aminas, em termos biológicos, é inegável. A classe de compostos designados por β-feniletilaminas inclui a adrenalina, a noradrenalina, a mescalina, etc. As sulfamidas, que afetam as bactérias ao inibir nelas a produção de