salto com vara
O salto com vara é um evento atlético onde os competidores usam uma vara longa e flexível para alcançar altura, e passar por cima de uma barra.
As competições de salto com vara aconteciam na Grécia antiga. Até o início do século XX, as varas eram feitas de bambu ou madeira e, posteriormente, passaram a ser feitas de alumínio. Atualmente, as varas modernas são feitas de fibra de carbono ou fibra de vidro. Estas mudanças geraram grande diminuição do peso da vara e maior flexibilidade, e graças a estes avanços os recordes de salto com vara tornaram-se cada vez mais altos.
Outra melhoria aplicada foi na área de pouso: até a década de 1960, os atletas eram obrigados a cair na areia dura, o que propiciava lesões e até mesmo medo e falta de confiança. Hoje, os atletas aterrissam em colchões macios produzidos sob medida para o esporte. Outro fator que fez o esporte evoluir.
CARACTERISTICA DAS PROVAS
A pista oficial no salto com vara deve medir no mínimo 45m. O atleta deve saltar sobre um travessão - a fasquia ou sarrafo - apoiado em duas traves verticais.
São permitidas um máximo de três tentativas para cada altura escolhida pelo atleta, o qual pode se recusar a saltar sob determinadas alturas com o intuito de alcançar mais rapidamente marcas maiores.
Contam como faltas à queda do sarrafo, tanto pelo corpo do atleta quanto pela vara, e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio. Três faltas seguidas acabam com a prova.
PERFIL DOS ATLETAS
A maioria dos atletas são altos, mas eles podem ter qualquer altura. Eles precisam ter velocidade para conseguir dar o impulso, força nas pernas para o arremesso e muita força nos ombros, braços e abdômen para levantar o próprio corpo de ponta cabeça em uma posição vertical. Noção espacial é essencial para poder ultrapassar a barra.
MELHORES SALTADORES
Masculino (outdoor)
Atualizada em 24.02.2012
Altura
Atleta
Nacionalidade
Lugar
Data
6,14
Serguei Bubka