antropologia
O Evolucionismo surge admitindo a evolução orgânica das espécies, conseguindo se impor com a chegada da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX. Lamarck foi o primeiro evolucionista e acreditava que o meio determina e modela os organismos. Charles Darwin foi mais famoso dos estudiosos dessa teoria. Ele presumia que as características biológicas dos seres vivos passavam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos.
O Difusionismo surgi, especialmente, com a pessoa de Franz Boas para contrariar as ideias do Evolucionismo. Tratando do desenvolvimento de cultura e tecnologia. A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos terrestres receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da história e que a maior parte das inovações sociais, técnicas, mitos são disseminadas pelos contatos estabelecidos entre povos. Valoriza a compreensão natural da cultura, em termos de origem e extensão, de uma sociedade a outra.
O funcionalismo tem sua origem na antropologia através dos trabalhos de Malinowski e Radcliffe Brown, e que foram influenciados por Durkheim. Sendo o pioneiro dos estudo "in loco", o funcionalismo iniciou uma reação ao evolucionismo. Enquanto os evolucionistas admitiam que o homem primitivo aperfeiçoava-se biologicamente e socialmente.Os adeptos ao funcionalismo passaram a estudar os fatos culturais de cada grupo em relação às próprias instituições desse grupo centrando a sua atenção nas funções sociais e psicológicas de vários fatos e processos culturais que são fundamentais para a reprodução tanto da sociedade como dos indivíduos. Para Malinowski, a cultura é conceituada a partir do conceito de natureza humana. " Se todos os seres humanos pertencem a uma espécie animal, só poderão sobreviver quando suas necessidades biológicas forem satisfeitas pelas culturas de que participam" Das