Fichamento do Livro Direitos Humanos: Coisa de Polícia
PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
TRABALHO FINAL
FICHAMENTO DE LIVRO
DIREITOS HUMANOS: COISA DE POLÍCIA
ALUNO: Bruno Pereira de Oliveira
PROFESSOR: Marcelle Rezende Saraiva de Carvalho
MATÉRIA: Ética, Direitos Humanos e Profissionais de Segurança Pública.
CAMPOS: Campus Virtual
BIBLIOGRAFIA: BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: Coisa de Polícia – Passo Fundo-RS, CAPEC, Paster Editora, 1998.
Rio de Janeiro
2013
Em sua introdução, o livro nos coloca diante de um novo modelo de polícia voltada para a proteção dos direitos humanos e da cidadania, colocando o Policial como protagonista na promoção e proteção dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Dentro das corporações policiais, muitas foram as ações que contribuíram para que houvesse essa mudança de pensamento, que se deu com a criação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos; do centro de assessoramento a Programas de Educação para Cidadania; a Anistia Internacional, etc.
A partir da página 7, o autor inicia o que ele intitula de treze reflexões sobre polícia e direitos humanos.
Inicialmente relatando o antagonismo entre Segurança Pública e Direitos Humanos e o quanto era preconceituosa a visão sobre Direitos Humanos, pelos órgãos policiais, que se deu nos anos da ditadura militar. Com o passar dos tempos, essa visão ainda esta em processo de mudança, focada na proteção e promoção de direitos humanos de todo cidadão, e na luta de organizações não governamentais para uma implantação de políticas de direitos humanos, que esta sendo modificada.
A aproximação da Polícia ás ONGs para a construção de uma sociedade mais civilizada que coloque acima de tudo o respeito a dignidade dos seus cidadãos, segundo o Profº Ricardo Balestreri, é fundamental para a promoção de Direitos Humanos. Um trabalho conjunto entre os órgãos de defesa dos direitos humanos e os órgãos que