Antropologia
RA 1129590
PORTIFÓLIO CICLO 1
1º CICLO DE APREDIZAGEM A DISTÂNCIA
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
RIO VERDE (GO)
1. Qual a finalidade da existência humana?
O ser humano sempre procurou entender o significado de sua existência. Desde tempos remotos, ele quis saber sobre sua existência e sobre a existência do mundo e das coisas ao seu redor.
O homem passa a ocupar o centro: é o que se chama Antropocentrismo. O problema é que esse homem é um simples sujeito, não é o centro de uma ordem objetiva do ser, mas o centro de um mundo de conhecimentos subjetivos.
Na modernidade, porém, o homem pode apostar em sua autonomia, pois a maneira como a sociedade está sendo estruturada lhe permite buscar novas formas de vida.
Não existe uma resposta pronta para a existência humana, nós sabemos que o homem é um ser pensante podendo assim manipular o mundo em que vive, pois ele nunca está satisfeito, e sai em busca de novas escolhas.
2. Qual o sentido da vida, no estudo universitário e da ciência?
O homem é, pois, um ser que quer conhecer, descobrir, compreender a existência das coisas. A busca de um sentido é, pois, tão importante para o homem quanto a sua realização profissional e afetiva. A ciência é, de fato, fundamental para nos ajudar a descobrir e explicar o mundo que nos cerca e é através dela que o homem segue em direção ao conhecimento.
Considerações Finais
Muitos acreditam que o sentido da vida tem a ver com realização e a ciência é, de fato, fundamental para nos ajudar a descobrir e explicar o mundo que nos cerca e é através dela que o homem segue em direção ao conhecimento.
Referência Bibliográfica
DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013.
O ser humano e o sentido da existência. Disponível em