microscópios
BIOLOGIA
Importância do uso de microscópicos para observação de células
Sara Caroline Ribeiro Santos – I2021TI
BELÉM/PA
JUNHO/2013
I- IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA
Uma das primeiras contribuições para a ciência, através da lente de um microscópio, foi a descoberta de células do sangue que circulam através do corpo humano. Isso incentivou o progresso em estudos de biologia celular.
A microscopia tem a maior importância no estudo das células. Muitas características importantes de interesse nos sistemas biológicos são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu, só podendo, portanto, ser observadas com o microscópio.
Nos anos mais recentes, tem-se observado um grande desenvolvimento em microscópios, corantes, protocolos de coloração e técnicas de preparação para ajudar a esclarecer melhor a estrutura e função das células.
Quando estudamos Citologia, Histologia, Embriologia e até mesmo Botânica, os conceitos ficam mais claros a partir do momento que temos o contato com o microscópio.
II- HISTÓRICO DA MICROSCOPIA
O crédito pela invenção do microscópio é dado ao holandês Zacharias Janssen, por volta do ano 1595. Como era muito jovem, é provável que o primeiro microscópio, com duas lentes, tenha sido desenvolvido pelo seu pai, Hans Janssen. Contudo, era Zacharias quem montava os microscópios, distribuídos para a realeza europeia. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos. O modelo foi encontrado na Holanda, no século XVII.
O século XVII foi um período de grande interesse pelos microscópios. A própria palavra microscópio foi oficializada na época pelos membros da Academia dei Lincei, uma importante sociedade científica.
No final do século XVII, os microscópios sofreram uma mudança no seu desenho básico. Devido provavelmente à instabilidade do sistema lateral de sustentação, um tripé de