MICROSCÓPIO
MICROSCÓPIO
O microscópio óptico tem a função fundamental de fazer com que minúsculas estruturas diferenciadas dos seres vivos, possam ser vistas através de suas lentes. Sem ele, seria impossível ver a olho nu determinadas estruturas. A vista humana não é capaz de perceber objetos com diâmetros inferiores a um décimo do milímetro (0,1mm ou 100µm). De modo geral, ele é utilizado em laboratórios. A imagem que se vê através do microscópio óptico é ampliada já que ele tem dois tipos de lentes: ocular e objetiva. Normalmente, a capacidade de aumento varia entre 100 e 1200 vezes e isso permite que a visualização seja minimamente detalhada.
ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO
Existem duas partes que compõem a estrutura do microscópio óptico: a mecânica e a óptica:
Composição mecânica
1. Base ou pé: sustenta o microscópio e deve estar sempre apoiada em um lugar seguro e plano.
2. Coluna ou braço: começa imediatamente onde termina a base e serve como haste estrutural dos outros componentes.
3. Platina ou mesa: a estrutura que deverá ser observada fica nessa parte. Uma abertura permite que os raios luminosos passem através dela.
4. Charriot: essa peça permite que a lâmina seja movimentada. Dessa forma é possível regular o seu posicionamento.
5. Tubo ou canhão: esse é o suporte da lente ocular.
6. Revólver ou óptico: suporte das objetivas. Ele fica fixado em uma das extremidades do tubo, o que facilita a substituição de uma lente por outra e elas ficam em posição de rotação na hora da observação.
7. Parafuso macrométrico: permite grandes deslocações da platina.
8. Parafuso micrométrico: exerce movimentos mais lentos, porém seu papel fundamental é auxiliar nas focagens mais precisas.
Composição óptica
1. Sistema de ampliação: esse é o sistema de lentes que é composto por dois tipos de lentes – as objetivas e as oculares.
2. Lentes objetivas: podem ser duas lentes ou mais que são colocadas na extremidade que fica mais próxima do