Microscopio
Introdução…………………………………………………………………..………….03
* Microscópio Óptico…………………………………………………………….03 * Microscópio Electrónico………………….…………………………………….03
Desenvolvimento
* Cuidados Gerais na Utilização do Microscópio Óptico……………….……….04 * Estrutura do instrumento……………………………………………………….04 * Operação………………………………….…………………………………….06 * Manuseamento do Microscópio Óptico…………………………………..…….07 * Iluminação…………………………………………………………..………….07 * Ordem de utilização das diferentes objectivas…………...…………………….07 * Focagem …………………………………….………………………………….07 * Técnica de substituição de objectivas…………………………………………. 08 * Corrige-se a focagem utilizando apenas o parafuso micrométrico. ……...…….08 * Existem três tipos de microscópio electrónico básico: …………..…………….09
Considerações finais……………………………………………………………………10
BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………….11
Introdução
Microscópio Óptico
Os raios luminosos provenientes de uma fonte qualquer, natural ou artificial, são projectados no objecto com ajuda de um espelho reflector móvel e de uma pequena lente, chamada condensador. Para ser ampliado, o objecto precisa ser posto a uma distância do instrumento pouco maior que a distância focal da objectiva. A ampliação obtida é função das distâncias focais dos dois sistemas de lentes e da distância que os separa.
Microscópio Electrónico
Nesse aparelho, as amostras são iluminadas por um feixe de electrões, focalizados por um campo electrostático ou electromagnético. Os microscópios electrónicos produzem imagens detalhadas com uma ampliação superior a 250.000 vezes. Ao mostrar imagens de objectos infinitamente menores que os observados ao microscópio óptico, o microscópio electrónico contribuiu para o progresso do conhecimento da estrutura da matéria e das células.
Desenvolvimento
Cuidados Gerais na Utilização do Microscópio Óptico * Antes de pegar na caixa do microscópio verifica sempre se está fechada.
*