Microscopio
3.3 TIPOS DE MICROSCÓPIOS Existem dois tipos de microscópios:
Microscópio simples
– contém uma lente simples ou um sistemade lentes centradas, não permitindo uma ampliação dos objectos superior a50x. Ex. Lupa.
Microscópio composto
– é constituído por mais do que umsistema de lentes. A formação da imagem é determinada, em grande parte,pelo comprimento de onda da luz utilizada na iluminação da amostra e pelaspropriedades físicas desta. Com base no tipo de iluminação, podemosconsiderar os seguintes tipos:
Microscópio fotónico
(óptico) – a imagem é transmitida por umfeixe de fotões (luz visível ou ultravioleta).
Microscópio electrónico
(de varrimento e de transmissão) – aimagem é transportada por um feixe de electrões.
Microscópio protónico – a imagem é transportada por protões. De entre os microscópios fotónicos , podemos ainda considerar osseguintes sub-tipos:
Microscópio comum Utilizado para ampliar, com uma série delentes,estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olhonu. É constituído por um componente mecânico quesuporta e permite controlar um componente óptico queamplia as imagens.(http://pt.wikipedia.org)
Microscópio ultravioleta A radiação utilizada é o ultravioleta que tem umcomprimento de onda ( λ ) perto de 0,2 a 0,3 μ m, inferior aos valores de λ para a luz visível, o que permitemelhorar o limite de resolução comparativamente aomicroscópio de campo luminoso/claro. A óptica éconstituída por lentes de quartzo, já que o vidro nãotransmite este tipo de