Contribuições do coordenador pedagógico.
No trabalho e na função que exerço como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica, necessito desenvolver continuamente uma leitura proximal de realidade e a leitura que os profissionais envolvidos tem sobre essa realidade que compõe o saber-fazer.
Neste caso, o Coordenador Pedagógico é o agente responsável pela formação continuada de professores, sensibilizando o saber-fazer de maneira a não unilateralizar as tomadas de decisão, como se tivesse todas as respostas para os encaminhamentos pedagógicos e resoluções de conflitos que inquietam a equipe docente.
Quando o saber-fazer parte de uma concepção sensível da realidade, onde o mais importante é possibilitar um trabalho de intervenção pedagógica pela necessidade do grupo, pela identificação das manifestações que impactam mais e de forma significativa entre estudantes e professores, causa prazer no clima organizacional da escola.
A função da educação é preparar pessoas com habilidades e competências para intervirem no meio em que estão inseridos e provocarem melhorias e mudanças em si e para si próprios e para os outros.
Com este ponto de vista, o papel do Coordenador Pedagógico é muito dinâmico. Ele lida diretamente com o que é da natureza própria da escola: a preocupação e a função de ensinar e favorecer a aprendizagem, integrando todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Ele deve ter um conhecimento profundo da realidade da escola e do mundo que o cerca e não perder de vista o que é essencial: gerar transformações no cerne dos seres humanos. E isso se faz em conjunto, não é trajetória solitária. É trabalho feito a muitas mãos. “Co-ordenar” exige parceria e estímulo incessante na formação continuada.
2. Dentre as atribuições do coordenador pedagógico, você destacaria alguma? qual? justifique
Promover a reflexão, a significação da trajetória histórica em que vivemos, numa contextualização social da qual a escola está inserida é uma das