Antropologia
Pólo: São Luís
Disciplina: Antropologia
Tutor: Nuccia Kaufmann
Atividade: Tarefa I
Aluna: Elcenita Moreira Coimbra
Enunciado: Para iniciarmos nosso mergulho na Antropologia, vocês irão pesquisar cinco exemplos de elementos ou expressões culturais (hábitos, costumes, crenças, etc.) estranhas ao nosso padrão cultural. Após a pesquisa faça um breve comentário sobre os exemplos recolhidos. O comentário deverá ser o mais sincero possível. A pesquisa deverá ser feita na internet ou de relatos que vocês conheçam.
Antropologia é o ramo das ciências sociais que estuda os diferentes grupos humanos e suas culturas. Esta ciência estuda principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.
Etimologicamente, o termo Antropologia deriva da junção dos vocábulos gregos antropos (homem) e logia (estudo/tratado), o que significa “o estudo do homem”.
Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social: modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.
No Brasil e no mundo, cada povo tem características especiais, fruto da criação, educação e ambiente onde vivem. Essas especificidades culturais, baseadas principalmente nas crenças populares podem ser muito curiosas e interessantes. Vejamos algumas: No Oriente Médio é proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiarem automóveis.
Aqui no Brasil, graças a Deus é permitido às mulheres dirigirem, caso contrário o número de acidentes seria muito maior, afinal nós somos mais cuidadosas no trânsito.
É comum também encontrar, no Oriente Médio, homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito. Infelizmente no nosso país essa prática é vista com preconceito por boa parte da população, inclusive já houve casos de agressão por parte da intolerância e ignorância