Antropologia
Unidade Universitária de Naviraí
Curso Superior de Direito
Antropologia
Naviraí
Setembro de 2012
Amanda Laís
Daniela Catrinques Serelo
Eduardo Brasiliano Limeira
Érica Fernanda Castor
Josy Kellen Scudeler
Milton Francisco
Antropologia
Trabalho apresentado ao professor da disciplina de
Antropologia, do Curso Superior de
Direito, 1º ano da Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul, como exigência de avaliação.
Orientador: Prof. Djalma Lino Gonçalves. Naviraí
Setembro de 2012
Introdução
O presente trabalho busca fazer um breve estudo sobre a relação entre o ser humano e a ciência que o estuda, ou seja, a Antropologia (antrophos, homem; logos, estudo). Dedicada a esclarecer a forma como o homem evoluiu desde os primórdios, qual era seu comportamento individual e em sociedade e o modo de como interessa às Ciências Humanas o social e o conhecimento científico para o enriquecimento do saber, tornando o homem objeto de estudo da Antropologia e demais ciências interessadas.
Hoje, a antropologia visa não só a sua evolução, mas ao conhecimento completo do homem, tornando-se muito mais abrangente na busca da compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
Antropologia - JOSY
Como ciência da humanidade, a antropologia se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade através da análise da organização social, suas crenças, costumes e evolução do conhecimento psicossomático.
Segundo Marconi e Presotto (2006, p. 1) é possível analisarmos a antropologia sob as seguintes dimensões: “ [...] dimensão biológica, enquanto antropologia física; dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder a indagação: o que é o homem?
Por um longo tempo, acreditava-se que