Antropologia
TURMA: 1ª TAM DISCIPLINA: ESTUDO DO TRABALHO
TEMA: ANTROPOLOGIA DO TRABALHO
Considerações sobre o ser humano:
Quem é o ser humano? Que realidade é essa? Várias ciências se ocupam dessa indagação. Vejamos o que afirma um dos grandes pensadores que se debruçou sobre a questão da busca de explicação para o ser humano, dizendo que "somos inevitavelmente centro de perspectiva em relação a nós mesmos" (CHARDIN, 1986, p. 25). Isso implica dizer que não importa do que estejamos falando, o ponto de partida para qualquer discussão será sempre o ser humano. Podemos falar sobre as galáxias, ou sobre o trabalho, mas sempre será uma indagação humana e a resposta será sempre para satisfazer uma expectativa humana.
O humano é uma teia de relações, é um ser que depende do seu meio, é um ser inquieto, inconformado, assentado no mundo físico. É um animal terrestre e o mundo físico é uma condição fundamental para sua sobrevivência.
Podemos estudar o ser humano sob várias perspectivas, porém desde os primórdios as indagações sobre a existência da vida humana ainda não consegue responder as perguntas a seguir: 1. De onde vim? 2. Para onde vou? 3. E a mais intrigante de todas as indagações: O que estou fazendo aqui na Terra?
-------------------------------------------------
ANTROPOLOGIA
É a ciência que se propõe a estudar o homem e a humanidade em todas as suas dimensões, (anthropos, "homem", e logos, “razão"/"pensamento).
A Antropologia do Trabalho fala da interação entre o ser humano, o trabalho e o meio ambiente que o cerca, além das manifestações culturais. Desta forma, o trabalho está intimamente ligado ao ser humano com a finalidade de proporcionar-lhe ocupação e permitir suas realizações. Neste contexto a Ergonomia é a ciência que estuda a adaptação do trabalho ao ser humano (ergon, “trabalho”, e nomos, “regras/leis naturais”).
A EVOLUÇÃO DO TRABALHO COMO FATOR DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
No