Antropologia
Entendemos que Relativismo Cultural tem como principio que, os integrantes de um grupo social são condicionados a um determinado modo de vida por um processo de absorção de cultura, ou seja, endoculturação.
As culturas se diferenciam entre si, porem possuem características em comum.
O Relativismo cultural defende a idéia que não existem o certo e o errado, tem de ser levado em conta a cultura especifica do local.
2. O que justifica, durante o século XIX, a percepção dos antropólogos de que a sociedade européia era homogênea e integrada?
3. Explique o significado da sentença “a Antropologia é a ciência da alteridade”.
Alteridade é o estudo das diferenças, é o conhecimento do outro.
A Antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, como um todo, preocupando-se com os vários aspectos da existência humana.
Só se pode entender, conhecendo as diferenças dos outros, das culturas diferentes, das vidas de outras tribos e etc.
Por isso dizem que "A antropologia é a ciência da alteridade", pois ela busca a possibilidade de uma visão mais ampla do mundo.
A alteridade vem contribuir no conhecimento sobre outras culturas para aceitar suas diferenças. Ela alarga nossas idéias, nos ajuda a ver as coisas como são, buscam os porquês e nos ajudam a entender as diferenças sociais e culturais.
4. O que é aculturação? O fato de os imigrantes italianos terem introduzidos no Brasil o consumo de massas nas refeições regulares, um importante aspecto da sua cultura original, indica que houve aculturamento do povo brasileiro? Justifique sua resposta.
Aculturação é a fusão de duas culturas diferentes que , entrando em contato continuo, originam mudanças nos padrões da cultura de ambos os grupos.
Em questão das massas italianas que hoje também faz parte das refeições brasileiras, houve sim uma fusão de duas culturas diferentes. A chegada e fixação dos italianos no Brasil desencadearam um processo de interação entre as cozinhas