Antropologia
Capitulo 1 – Introdução a Economia
Conceito de Economia
Economia: do grego oikos (casa) nomos (norma, lei) portanto oikonomia significa a “administração de uma unidade habitacional (casa) ou ainda “administração da coisa pública” ou de um Estado.
Estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas na produção de bens serviços. ESCASSEZ – PALAVRA CHAVE NO ESTUDO DA ECONOMIA. Não houvesse escassez não haveria necessidade de se estudar Economia PORQUE as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens, como alimentação, vestuário e moradia, e serviços, como de saúde, educação e transporte são ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (matérias primas, terra, mão de obra máquinas e equipamentos) disponíveis e que são alocados na produção são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
Assim, independente da sociedade, e em diferentes intensidades são necessárias escolhas. Não é possível produzir tudo aquilo que as pessoas desejam. Então devem ser elaborados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens serão produzidos e quais necessidades serão atendidas.
Conceito de bens e serviços –
Os bens e serviços são produtos gerados em resposta as necessidades humanas. Produzidos pelo homem através do trabalho humano. Enquanto os bens são produtos materiais (físicos) os serviços são abstratos e refletem as ações de humanos para humanos numa condição de também atender necessidades. Exemplo: transporte de passageiros.
Bens de consumo Duráveis – não são renovados frequentemente. Podem ser consumidos durante um tempo maior.
OBSERVAÇAO
A produção de bens e serviços é uma atividade central da vida em sociedade. E realizada através do trabalho humano e com a utilização de recursos produtivos chamados de fatores de produção.