Antropologia
1-Explique acerca do campo de confrontação entre a antropologia e a educação.
R: Antropologia é a educação constitui hoje, um campo de confrontação em que compartilha o saber, atribui à antropologia a condição de ciência e a educação a condição de prática.
A antropologia está preocupada com o universo das diferenças e das práticas educativas, no entanto, a antropologia e educação, elas estabelecem um dialogo.
2-O que seria a negação imediata de um campo mágico segundo Gusmão?
R: Segundo Gusmão a negociação imediata seria defender, ainda a importância desse resgate, se quisermos cobrar algumas coerência no fazer de outros campos quando se utiliza do referencial da antropologia na abordagem de termos sin0gulares particularmente na educação
3-Explique sobre o debate teórico e metodológico das chamadas pesquisas educativas.
R: As chamadas pesquisas educativas e metodológica esta relacionada a diversas e diferentes formas de vida que, nesse final de século, estão ainda a desafiar o conhecimento. A singularidade, as particularidades das sociedades humanas, de seus diferentes grupos em face da universalidade do social humano e sua complexidade através dos tempos e, em particular no mundo que se globaliza.
4-Como se desenvolve o olhar etnocêntrico segundo Gusmão?
R: Segundo Gusmão trata-se de um olhar etnocêntrico, fruto da experiência do agir humano, segundo o modelo explicativo do conhecimento e também como realidade da cultura, entendida como o sentir, o pensar, o agir do homem em coletividade.
5-Comente sobre a superação do mundo intersubjetivo por parte da antropologia.
R: A antropologia como ciência desenvolve-se preocupada em superar o mundo intersubjetivo, de modo a superar o etnocentrismo que resultando do encontro entre a civilização ocidental e outros povos implicou em violência distorções sobre estes povos e suas culturas. E antes de tudo a antropologia se preocupa em superar, as culturas próprias do mundo que lhe dar origem alem disso