Relatório de química
Nome: Rafael Vinícius Lima Nobre
Turma: Bio 211
1º Prática de Química Geral I
Realizada no dia 23/11/2011
Objetivo Geral:
- Dominar os aparelhos, materiais e vidrarias do laboratório, entre eles a Bureta e as pipetas, associando sua correta utilização.
Objetivos Específicos:
- Associar o nome de cada material ou equipamento com o seu uso específico;
- Aplicar corretamente a técnica de utilização de cada tipo de material.
- Proceder o correto manuseio dos materiais
- Identificar as zonas de acontecimentos;
- Aplicar experiência através do conhecimento.
- Dominar a utilização de pipetas;
- Diferenciar as pipetas volumétricas das graduadas;
- Caracterizar as pipetas utilizadas.
Resumo:
Foi realizado no laboratório, o manuseio dos equipamentos de vidro, com isso foi aprendido a associação correta dos materiais ou equipamentos com o seu uso apropriado, que proporcionaram habilidade no manuseio dos materiais, e familiarização dos mesmos com cada vidraria utilizada e sua função no laboratório.
Introdução:
A medida correta de volumes é fundamental para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para a medida de volumes, há dois tipos de instrumentos Graduados e Aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geral, mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes, e um deles, a bureta é de alta precisão.
De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20ºC.
A medida de volume do líquido é feita, comparando-se o nível do mesmo, com os traços marcados na parede do recipiente. A leitura do nível para líquidos transparentes deve ser feita na parte inferior do menisco, estando à linha de visão do operador,