Antropologia
1. A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado: antropo = homem e logia = estudo.
Objeto de estudo
É uma disciplina criada a partir da expansão do capitalismo europeu, quando este entra em contato com povos étnica e culturalmente diferentes e com os quais teve que manter contato em razão de necessidades políticas e econômicas. Antropologia sempre trabalhou com a lógica do distanciamento entre pesquisador e pesquisado, entre civilizações e culturas, distanciamento no tempo e no espaço entre o europeu e o não europeu.
Esta ciência surge com o objetivo de estudar, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta, a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Os antropólogos utilizam como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.
Antropologia na atualidade
A Partir do século XX , a idéia de igualdade entre os homens foi se desenvolvendo e se firmando. Sempre mais no discurso do que na ação, reconheceu-se que todos os homens têm direito a justiça, ao trabalho, á liberdade, e assim por diante.
O socialismo procurou mostrar que a estrutura de classes sociais era responsável pelas diferenças entre os homens e a causa de todas as outras desigualdades – de educação, de interesses, de consciência. Assim, lutou por abolir as diferenças de classe para que se instaurasse uma sociedade realmente igualitária. A idéia teve milhões de adeptos e muitos morreram por ela.
O capitalismo, por sua vez, responsável por inúmeras novas diferenças entre os homens, desenvolveu, por outro lado a