Teoria x e y
FACULDADE NORTE PARANAENSE
alexandre moraes da silva
TRABALHO DE PSiCOLOGIA: A TEORIA DA MOTIVAÇÃO X E Y
LONDRINA
2013
alexandre moraes da silva
teoria da motivaçao: teoRia X e y
Trabalho apresentado á diciplina de PSICOLOGIA do curso de Administraçao à Coordenação de Pesquisa da Uninorte – Faculdade Norte Paranaense de Ensino. Prof.(a) Dr.(a) SAMIR MUSSI
LONDRINA
2013
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho falara de um tema muito estudado pelo curso de administração do Brasil, e que provoca muitas discussões e dúvidas de estudiosos: as teorias X e Y. Dois conceitos que são contraditórios, essas teorias foram criadas pelo professor e economista americano PHD em Psicologia Social e Professor do MIT. McGregor escreveu o livro “O lado humano das organizações” em 1960 e definiu essas Teorias, que segundo ele direciona as relações entre as empresas e seus trabalhadores. Essa teoria trata-se de basicamente de dois perfis de comportamentos de funcionários de uma empresa, em uma teoria ( teoria x) o comportamento é mais relaxados, mais preguiçosos e evitam o trabalho, já na outra (teoria y) o comportamento já e mais visado para o trabalho em si, nas tarefas da empresa se tem mais responsabilidade, relaciona o trabalho como um lazer.
TEORIA X:
Na teoria chamada X Mcgregor acreditava que o comportamento de certas pessoas seriam de pessoa indolentes, preguiçosa por natureza e evitam o máximo o trabalho, trabalham somente em troca de recompensa materiais ou salariais, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho, essas ordens sempre vem acompanhadas de punições, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.
CARACTERISTÍCAS DA TEORIA X:
• Essa teoria também