antropologia urbana
CURSO DE DESIGNER Disciplina: Tecnologia e Processos de Fabricação I
Prof. MSc José Carlos Silva
Resumo de aula - CONFORMAÇÃO DE METAIS A QUENTE E A FRIO
• Metal sólido é constituído por um conjunto composto de grãos, que por sua vez é formado por cristais.
• Com raios X ou com microscópio eletrônico é possível conhecer a estrutura cristalina dos metais. (METALOGRAFIA)
Os metais são considerados como substância química elementar opaca, lustrosa, boa condutora de calor e de eletricidade e boa refletora de luz quando polida. A maioria se caracteriza também por certo grau de ductilidade e plasticidade. Os característicos de maleabilidade, opacidade, condutibilidade térmica e elétrica são resultantes de ligações metálicas. Do ponto de vista prático as propriedades que têm maior importância para a Engenharia são as mecânicas, resistência que os metais oferecem quando sujeitos a: . tração, . compressão, . flexão, . torção, . choque, . carga cíclica. Os metais quando aquecidos diminuem de dureza e aumentam sua maleabilidade, essas duas condições são favoráveis a vários processos de conformação/fabricação por reduzirem as forças aplicadas no processamento. No caso da fundição o metal é derretido (líquido) por aumento de temperatura.
Os metais quando aquecidos ficam mais sujeitos a oxidação e a corrosão. O aquecimento e resfriamento dos metais provocam alterações na estrutura do metal quanto à formação dos grãos. Os aços sofrem alterações em suas propriedades.
O aquecimento de metais pode-se conseguir através de: forjas, fornos, estufas, arco elétrico, corrente de alta freqüência.
l) Forjas: a carvão (mineral / vegetal), a gás. 2) Fornos: . a carvão. . a gás