antropologia urbana
Departamento de Ciências Sociais
Curso de Ciências Sociais
Antropologia Urbana
2014.1
Professora Andréa Barbosa
Prova final
Orientações:
1 -Respondam as duas questões da prova. Cada uma vale 2,5 pontos e a prova 5,0 Pontos.
2- Receberei as provas respondidas digitadas e impressas na segunda-feira, dia 30/06/14, até ás 17 horas no campus sala 310. Quem não puder deixar na segunda-feira até esse horário pode deixar antes (sexta-feira, por exemplo) no meu escaninho ou enviar por um colega.
3- NÃO receberei provas por e-mail e NÃO receberei provas fora do prazo estabelecido.
4- As respostas não podem ter mais que uma página e meia (A4) digitadas em fonte Times New Roman 12 com espaço 1,5 cada uma. Ou seja, a prova inteira NÃO deve ultrapassar 3 páginas formatadas com as especificações acima.
Bom trabalho!
1a. Questão:
Tendo em vista que em todo o curso discutimos qual seria o campo e a pertinência dos estudos urbanos do ponto de vista antropológico, Escolha 2 (duas) perspectivas/autores que estudamos e faça um balanço comparativo destacando suas principais questões teóricas e conceitos chaves.
Ao trazer a antropologia para o meio urbano, nos deparamos com uma realidade diferente da qual a antropologia estava inserida até então: “a condição de aldeia”. A compreensão do fenômeno urbano pelas Ciências Sociais, é complexa principalmente quando olhamos para as grandes metrópoles. José Guilherme Magnani em seus estudos sobre a antropologia urbana, tem como argumento principal, que o estudo antropológico nas grandes cidades pode ser feito através do método etnográfico, mesmo estando em uma realidade mais complexa, em termos de dinâmica cultural, que as aldeias habitadas por pequenos grupos, quase sempre homogêneos. Ou seja, para Magnani, podemos encontrar pequenos grupos homogêneos dentro da heterogeneidade urbana. Como