antropologia urbana
*Tendo a capital de Portugal como investigação Lisboa e suas cidades e bairros, como qualquer outra cidade Lisboa tem suas características que a identificam algumas bem conhecidas sendo banhado pelo rio Tejo, encontra-se sobre as sete colinas, cantada pelo fado, festejada pelos santos populares de junho (santo Antonio Lisboa 1195-1231 Itália/, são João e são Pedro).
*A festa anual dos santos populares e organizada e financiada pelo governo municipal.
*Quem representa os bairros e coletividade produzindo a festa que e coordenada, pagas e premiadas pela câmara municipal que organiza concurso para obter maior numero de participantes.
*Os arraias que enfeitam boa parte das ruas dos bairros da cidade e as marchas populares que concorrem entre eles num desfile ritualizado, representando cada lugar da cidade.
* na realidade essa festa tem ajudado a sedimentar a circulação turísticas representando a própria realidade da cidade com seus bens e patrimônios preciosos. (Comidas típicas sardinha, a musica cantada pelo fado, a historia da cidade etc.)
* os bairros que participam dessas festas são conhecidos como os bairros mais populares de Lisboa.
* essa festa de bairros pode ser visto por nos como um tipo de carnaval no Brasil a onde eles criam organizações com os temas variados de acordo com cada realidade local.
Vídeo : marchas populares.
Próximo slaid.
Alfama / bairro da bica
Dois bairros de Lisboa nos anos 80 e 90 foram objetivo de investigação no âmbito sócio- antropológicas Alfama de dimensão relativamente grande e o pequeno bairro da bica, hoje considerado a par de Alfama como um dos bairros mais típicos de Lisboa.
*Alfama localizada na parte ribeirinha de Lisboa nas margens do rio Tejo
* esteve marcada ao longo do tempo por conjuntos de atividades marítimas, portuárias e alfandegárias etc.
*Alfama aparece com muita freqüência na literatura, na pintura, álbuns fotográficos etc.
*a noite e um dos locais que os turistas