Geo - Itália
A península Itálica está no sul da Europa, onde predomina o clima temperado mediterrânico. É limitada ao norte pelos Alpes e ladeado a oeste pelo mar Tirreno e a leste pelo Adriático. A República Italiana é constituída, além da península, por várias ilhas, das quais a Sicília e a Sardenha são as maiores.
O território italiano tem uma superfície de 301401 km², com um comprimento máximo de 1300 km, e uma largura de 600 km.
Estende-se no centro do mar Mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicília e a Sardenha. Ao norte da Sicília situa-se o arquipélago das Eólias, composto pelas pequenas ilhas vulcânicas de Stromboli, Lipari, Vulcano, Alicudi, Filicudi, Salina e Panarea.
Fronteiras
O país é delimitado ao norte pelos Alpes, que se estendem em amplo semicírculo por cerca de 1300 km, e compreendem as montanhas mais altas da Europa: o monte Branco (com 4810 m, possivelmente sobre a fronteira com a França), o monte Branco de Courmayeur (4748 m), o monte Rosa (4638 m) e o monte Cervino (4478 m).
O país faz fronteira a noroeste com a França, a norte com a Suíça e com a Áustria e a nordeste com a Eslovénia.
No extremo ponto ocidental do arco alpino, começam os Apeninos que se estendem ao longo da península por cerca de 1200 km, alcançando a altitude máxima no Gran Sasso d'Italia (2924 m).
Delimitada pelo arco alpino ao norte e pela parte setentrional dos Apeninos ao sul, estende-se por 46000 km² a Pianura Padana, a maior planície da Europa Meridional. Ela deve seu nome ao maior rio italiano, o "rio Pó" (652 km), que percorre em todo o seu comprimento. Outros rios importantes são o Ádige (410 km), o Tibre (405 km) e o rio Arno (224 km).
Numerosos são também os lagos; entre eles o de Garda (370 km²), o Maggiore (212 km²), o de Como (148 km²) e o Trasimeno (128 km²).
Relevo
A Itália possui um relevo variado. Tem altas