antropologia significado
A crise de 29, também conhecida como grande depressão foi uma crise econômica que começou em 1929 e persistiu ate a segunda guerra mundial. Foi considerado o pior período econômico do século XX. Como conseqüência trouxe grandes taxas de desemprego, diminuição da produção industrial, quedas do PIB e preços de ações.
Após a primeira guerra mundial, alguns países da Europa estavam com suas economias fracas, enquanto os Estados Unidos se tornava um dos países mais ricos do planeta. Alem das fabricas de automóveis os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, maquinas e petróleo, isso culminou em um lucro cada vez maior devido a exportação de alimentos e produtos industrializados.
Nos anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo. Os EUA se acostumaram com esse crescimento, viviam um cenário com muitos emprego, preço baixo, elevada produção na agricultura e a expansão de credito que incentivava o consumo desenfreado.
O problema para os Estados Unidos foi que a Europa começou a se recompor e importar cada vez menos. A indústria não tinha para quem vender a enorme quantidade de mercadorias que produzia, havia mais produto do que procura (mais oferta do que demanda). Isso levou a diminuição do preço, queda da produção e como conseqüência o desemprego. Houve queda de lucros e paralisação do comercio, o que ocasionou também a queda das ações da bolsa de valores que logo quebrou levando consigo vários milionários que descobriram da noite pro dia que haviam perdido tudo. O numero de mendigos também aumentou muito.
Em resumo a crise se deu graças à superprodução agrícola, formou-se um excedente de produção agrícola que não encontrava mais comprador interna ou externamente. Também a diminuição do consumo, a indústria americana cresceu muito e o poder aquisitivo da população não acompanhou esse crescimento. O livre mercado também teve grande influencia na crise. E ainda a quebra da bolsa de Nova York, os