logistica
Rodolfo Heruster Carvalho
Análise de Processos e Indicadores de desempenho Logísticos
Faculdade Pitágoras
Poços de caldas MG 2012
Sumário
Resumo
Considerando os avanços tecnológicos, o alto nível de competitividade das relações comerciais e a busca por melhores resultados no mundo corporativo, levam as organizações a buscarem cada vez mais a excelência em seus processos, consequentemente aos seus produtos.Algumas formas de se mapear os processos de uma organização, muito difundido e comentado tanto no meio acadêmico, quanto no meio empresarial são os indicadores de desempenho e as análises dos processos, que juntos possibilitam uma maior confiabilidade nos resultados e rastreabilidade às possíveis falhas do processo.O crescente nível de importância que a Logística vem tendo no meio empresarial desponta uma grande oportunidade á empresas especializadas do ramo. O aumento do knowhow¹ destas, principalmente quando se trata em especialização em destes serviços, possibilita-a uma posição estratégica perante o mercado e aos seus concorrentes. Fala-se que a Logística no Brasil represente em torno de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009.
Motivados a este cenário favorável ao setor no Brasil, a tendência é que novas empresas figurem neste ramo de atividade. Tanto empresas nacionais quanto empresas multinacionais vêm buscando seu espaço e melhores práticas, como o intuito de agregar o maior valor ao cliente e reduzir custos, para isso utilizam de ferramentas, especificamente na Logística os chamados KPIs (Key Performance Indicator) ou indicadores Logísticos.
Palavras chaves: indicadores de desempenho, análise de processo, Acompanhamento dos seus processos.
1 Introdução
Com crescente número de empresas multinacionais em cidades de médio porte, não é muito difícil encontrar estas atuando ou através de fábricas e em processos de manufatura ou em