Levantamento topografico
O levantamento topográfico consiste na representação - planimétrica ou altimétrica - em carta ou planta dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo de uma porção de terreno.
ETAPAS DE UM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
1ºReconhecimento do terreno
(limpeza da área, implantação de piquetes)
2ºLevantamento da poligonal
3ºLevantamento dos detalhes
4ºOrientação da poligonal
5ºComputação dos dados / serviço de escritório
(fechamento angular e linear, transporte dos azimutes e coordenadas e cálculo de área)
6ºDesenho da planta
Para a execução do levantamento topográfico, determinam-se alguns pontos de referência que ajudarão a situar os elementos do terreno. O topógrafo começa marcando um ponto de partida aleatório com um piquete.
A localização precisa do ponto é marcada por um prego fixado no piquete. Sobre este prego será posicionado o aparelho de medição de distâncias e ângulos (Estação Total).
Finalizada a marcação desta poligonal, os topógrafos medem a posição de cada elemento do terreno em relação a ela. Esses dados são colocados em uma planta - a planta topográfica
-, que será fornecida aos projetistas.
Fixada a Estação, um assistente posiciona-se com um prisma no local onde será marcado o segundo ponto da poligonal. Com um sensor infravermelho, a
Estação Total indica a distância do primeiro ao segundo ponto e os ângulos entre eles. O processo se repete até que a poligonal se feche.
Ao lado de cada ponto é colocada uma haste maior chamada de testemunha. Além de ajudar na localização do ponto, ela traz a sua identificação. Neste caso, ele é chamado NR 0. Os demais pontos formarão um grande polígono dentro do terreno - eles são batizados em ordem crescente (NR 1, NR 2, etc.) no sentido horário.
O centro da Estação Total deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, marcado com o prego, pois é a partir dele que ela determinará a distância até o