217021898
875 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINACENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Tópico Especial - História Econômica Geral
Professor: Gustavo Henrique Soares de Souza Sartin
Clarissa Coutinho Rosa1
Resenha - A Grande Transformação
O livro A Grande Transformação, de Karl Polanyi, foi publicado pela primeira vez no ano de
1944, e não obteve muito êxito nesta época. Apenas no fim do século XX, começa a crescer consideravelmente o interesse e a atenção dados ao trabalho de Polanyi. O fato é que as análises feitas na obra oferecem maior contribuição ao período demarcado entre o final do século passado e os dias atuais, do que aos estudos de seu próprio tempo. A obra de Karl Polanyi analisa a conjuntura econômica do século XIX, e oferece importante análise critica do pensamento liberal e análise histórica da revolução liberal do século XIX e suas consequencias no século XX. Porem, poderia tambem ser considerado uma crítica ao pensamento neoliberal, ainda que tenha sido escrito antes de seu advento.
Polanyi escreve de uma forma que parece rir das contradições do liberalismo, o qual teoricamente se sustentava na ação da “mão invisível”, mas que na prática precisava de politicas altamente intervencionistas para se manter.
Na primeira parte do livro, Karl Polanyi apresenta os “Cem Anos de Paz”, que aconteceram no continente europeu entre os anos de 1815 e 1914, sustentados por quatro instituições pilares: o padrão-ouro internacional, o sistema de equilíbrio de poder, o Estado liberal, e mercado auto-regulável.
Depois, no segundo capítulo, fala sobre as décadas de 1920 e 1930, marcando o fim do período dos
“Cem Anos de Paz”, e introduzindo a ascenção do liberalismo.
No decorrer da obra, Karl Polanyi analisa a formação da economia capitalista e a expansão do sistema de mercado a todos os âmbitos da vida humana. Ou seja, analisa as etapas atraves das quais o mercado foi separando-se das instituições sociais. É um retrato da história e da evolução do