5S, Layout
Quixadá-CE
13, de setembro de 2014
Programa 5S
ORIGEM
Nasceu no Japão na década de 50, após a Segunda Guerra Mundial para combater a sujeira das fábricas. São cinco conceitos simples que buscam a redução de custos e maior produtividade.
“Mudar atitudes e comportamentos, eliminando desperdícios.”
Os 5s procura criar um ambiente de trabalho mais saudável e organizado. Mobilizando pessoas em torno de objetivos simples, gerando resultados que irão motivar os trabalhadores.
“Como conseguir Qualidade, Produtividade, Lucratividade e Comprometimento das pessoas, num ambiente sujo, desorganizado e sem respeito ao ser humano?”
AS TRÊS DIMENSÕES DE ATUAÇÃO SÃO
A física (materiais) está ligada às coisas materiais, aos objetos que nos cercam;
A intelectual (métodos), ou dos processos, diz respeito ao método utilizado para a execução de uma tarefa, à tecnologia aplicada;
A comportamental (atitudes) está ligada a nossas atitudes diárias no ambiente de trabalho
5s
Seiri – Fazer uma seleção de coisas importantes e guardar e descartar o desnecessário, evitar excessos, desperdícios e má utilização.
Consequência: Diminui a necessidade de espaço, Facilita limpeza e organização, controle de estoque, execução no tempo previsto.
Seiton – Organizar e arrumar o ambiente de trabalho, colocando máquinas e equipamentos próximos ao trabalhador, evitando grandes deslocamentos e cansaço.
Seiso – Fazer limpeza, e manter respeito com o próximo.
Consequência: Maior produtividade das pessoas, das máquinas e dos materiais, evitando o retrabalho. Prevenção de acidentes
Seiketsu – ter higiene e asseio para o bem estar dos trabalhadores e saúde. Padronizar com placas indicativas e cores as zonas de perigo, dispositivos e equipamentos de segurança.
Estabelecer instruções e procedimentos para as atividades.
Shitsuke – Manter a ordem, procurar guardar as coisas no seu lugar, após o uso. Manter a disciplina.