os gregos
Seminário: Os Gregos
- Destacar os filósofos mais representativos do texto:
Tales de Mileto: a principal idéia desse pensador era sobre a composição do cosmo. A substância que compõe o Universo para Tales é que tudo se baseia em água.
Anaximandro: ele ampliou as idéias de Tales, postulando que o Universo era eterno e infinito em extensão, onde a Terra era o centro do mesmo. Assim, representou a idéia do primeiro modelo mecânico do Universo.
Anaxímenes: postulou a existência de uma substância fundamental na natureza, o ar. Ele acreditava que a medida da sua densidade mudava, compunha todas as coisas, como fogo, vento, água, terra e pedra. Deve-se também a Anaxímenes a idéia de que as estrelas são fixas, presas a uma esfera cristalina que gira em torno da Terra.
Heráclito de Éfeso: o seu ensinamento mais importante baseia-se na doutrina “tudo está em mudança e nada permanece parado”, tudo está em constante fluxo. Para Heráclito a substância básica era o fogo, possivelmente devido ao seu poder de transferência as coisas.
Parmênides: acreditava que toda mutação é ilusória; já que a mudança implica transformação, algo que não pode mudar. A realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eon, ou Ser, que permeia todo o Universo.
Zenão: seu método é conhecido como “regressão infinita”. Seu paradoxo mais famoso é da corrida de Aquiles e a tartaruga. O objetivo é mostrar que em uma corrida entre os dois, se a tartaruga começar na frente, Aquiles nunca irá ganhar. Comprovando que na teoria o movimento é impossível.
Pitágoras: para ele se todas as coisas possuem forma, e formas podem ser descritas por números, então os números se tornam a essência do conhecimento, a porta do ensino superior da sabedoria. E, como a busca do conhecimento era considerada a única rota para a apreensão da natureza divina; os números, nas mãos dos pitagóricos, se transformam em uma ponte entre a razão humana e a mente divina. O