Gregos
O teatro grego, basicamente dividido em tragédia e comédia, era acessível a toda a população, sendo de grande importância para a educação de jovens. As encenações eram feitas ao ar livre, os atores usavam máscaras que expressavam a característica da personagem, e todos os personagens, inclusive os femininos, eram feitos por homens. Os teatrólogos mais famosos foram: Ésquilo, Sófocles, Aristófanes e Eurípedes.
A arquitetura grega caracterizou-se pelos estilos dos capitéis das colunas. Diferenciando-se em três estilos: jônico, dórico e coríntio.
Os gregos que se destacaram na construção de templos foram: Ictínio e Calícatres construtores do Partenon.
Na história, os gregos foram os primeiros a tratá-la com espírito científico, separando a lenda dos fatos, destacam-se: Heródoto, Xenofontes e Tucídides, autor de Guerra do Peloponeso.
Em relação à filodofia sabe-se que no início a grande preocupação era explicar o cosmos (Filosofia Cosmogônica). Destacaram-se Tales de Mileto, Pitágoras e Demócrito. Depois evoluiu para a filosofia humanística, na tentativa de explicar as coisas da vida humana. Destacam-se os "sofistas", os "filósofos clássicos": Sócrates, Platão e Aristóteles; os "Epicuristas" (que empregavam a filosofia do prazer) e os "Estóicos" (para quem a felicidade consiste no controle das emoções e na resignação).
Nas ciências destacam-se especialmente na área da matemática, da medicina e das ciências naturais. Assim, Tales de Mileto e Pitágoras deixaram como herança grandes trabalhos de cálculos matemáticos e leis geométricas. Na medicina, o estudioso Hipócrates de Cás, deu os primeiros