Plano de aula - prática de ensino de filosofia
PRÁTICA
PEDAGÓGICA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Tema
O contexto histórico e filosófico do Iluminismo e seus desdobramentos.
Público-Alvo
Alunos do segundo ano do Ensino Médio.
Quantidade de aulas para aplicação do conteúdo
O conteúdo será aplicado em três aulas.
Justificativa de aplicação do conteúdo.
O Iluminismo foi um período histórico e filosófico revolucionário para sociedade ocidental moderna. Durante o Iluminismo estabeleceram-se novas regras de convívio social que só foram possíveis graças a revoluções sociais pautadas em princípios filosóficos de pensadores como Jean-Jacques Rousseau. Dentre essas revoluções podemos citar a Revolução Francesa em 1789 e o processo das independências nas Américas, enfatizando a Independência no Haiti ocorrida em 1804 como forte representante desse movimento.
Para que os alunos compreendam efetivamente a magnitude desses processos históricos, o impacto dessas revoluções nas sociedades modernas e os desdobramentos desse período para a sociedade contemporânea é de suma importância a prévia compreensão das teorias que impulsionaram esses levantes. Até porque tais teorias iluministas fundamentaram o que vieram a ser as concepções filosóficas, políticas e sociológicas do homem contemporâneo.
Formas de aplicação.
Inicialmente será definido o que é Iluminismo junto aos alunos. Para isso será interpretado em conjunto a seguinte definição kantiana exposta em lousa:
"O Iluminismo é a saída dos homens do estado de minoridade devido a eles mesmos. Minoridade é a incapacidade de utilizar o próprio intelecto sem a orientação de outro. Essa minoridade será devida a eles mesmos se não for causada por deficiência intelectual, mas por falta de decisão e coragem para utilizar o intelecto como guia. 'Sapere aude!' 'Ouse usar seu intelecto!' é o lema do Iluminismo." (Kant, 1989, p. 11).
Serão feitas as seguintes perguntas visando motivar o debate: O que seria essa maioridade? O homem