gregos
Elementos da cultura Imaterial:
Conhecimentos: No periodo clássico da cultura grega destacou-se os conhecimentos filosófico e o científico. Os sofistas negavam uma verdade absoluta e buscavam conhecimentos de certa utilidade por meio da cretórica. Os principais filósofos da época foram Sócrates, Platão e Aristóteles.
Socrates
Socrates
Já na área de ciências, os gregos buscavam conhecimentos concretos e comprovados sobre o funcionamento do mundo e das coisas ao seu redor. Dentre os ciêntistas da época destacaram-se Eratórtemes (geógrafo), Euclides (Físico e matemático) e Arquimedes (Físico).
Valores Dominantes e Secundários: Os gregos valorizavam muito as atividades artísticas, intelectuais e esportivas. Essas só podiam ser concretizadas pelos cidadãos naturais da cidade ou proprietarios de terras. Eram aqueles que possuíam poder político. Os mais pobres ou servos eram quem movimentavam a econômia com o trabalho braçal, que era um valor considerado desprezível pelos gregos.
Normas: A Grécia Antiga era caracterizada pela política da cidade-Estado: pequeno estado soberano, com guerras, leis e costumes próprios (Estado autônomo). Foi lá tambem que surgiu a propriedade privada e os proprietários de terra que tornavam-se o grupo social dominante, organizando um regime oligárquico. Primeiramente o sistema politico era uma monarquia hereditária que logo depois com o aparecimento da propriedade privada transformou-se em um sistema arcontado. Séculos depois a Grécia passou por anos de tirania até chegar em uma democracia que era eletista, patriarcal e escravista.
Simbolos: Os gregos adotavam alguns simbolos durante a sua história que de certa maneira podemos perceber até hoje. A rica mitologia, onde eram contadas diversas histórias sobre os Deuses. Os jogos olimpicos que iniciaram-se na Grécia onde os esportes eram praticados em homenagem aos Deuses mitológicos, principalmente Zeus. As obras artisticas que