ANÁLISE DA REVISTA PIAUÍ
Curso de Graduação em Jornalismo
ANÁLISE DA REVISTA PIAUÍ
Jornalismo de Revista
Blumenau
2014
ANÁLISE DA REVISTA PIAUÍ
Jornalismo de Revista
Avaliação da matéria de capa e matéria de fechamento da revista piauí, abrangendo conceitos, linha editorial, análise da reportagem com atribuição de características.
Blumenau
2014
Resumo
Diferentemente das revistas convencionais do mercado editorial brasileiro, a piauí, revista mensal idealizada pelo documentarista João Moreira Sales, pratica jornalismo literário. Com pautas pouco convencionais, o tratamento dado às reportagens geralmente assemelha-se ao de uma narrativa ficcional, apesar de não o ser.
Evita a abordagem temas explorados pela mídia, não tem manchete de capa e não tem uma linha editorial definida. Deste modo, permite que o repórter seja mais autoral em seus textos. Ou seja, os títulos e os textos não têm comprometimento com o padrão das técnicas jornalísticas, com a possibilidade de serem longos, subjetivos, irônicos, divertidos, instigantes e até mesmo fictícios.
Seu formato é de 26,5 cm x 34,8 cm. A piauí é impressa em papel especial de alta qualidade da Companhia Suzano de Papel e Celulose, o mesmo utilizado em impressão de livros, produzido exclusivamente em bobinas para sua impressão.
Esta é uma edição especial de piauí dedicada à matemática. A revista conta como o Brasil conseguiu construir em seis décadas um centro de pesquisa de primeiro nível nessa área e revela os bastidores da maior conquista da ciência nacional, além de recuperar a história das Medalhas Fields e a trajetória dos ancestrais acadêmicos de Avila. Os perfis de Artur Avila e Fernando Codá Marques também estão reunidos na edição especial.
A partir desses dados analisamos os conceitos da revista, bem como da reportagem. Sua linha