estudante
Projeto Permanente de Educação Ambiental
PPEA
Apresentação
1-Generalidades
2-O que é a fossa séptica e como funciona
3-Restrições ao uso, Localização e Distâncias Mínimas
4-Aspectos Construtivos
5-Dimensões
6-Quantitativo
7-Prescrições Normativas: NBR 7229/1993 e Critérios de Dimensionamento
8-Exemplo de Dimensionamento
9-Referências Bibliográficas
1. Generalidades
-Quando não há disponibilidade de uma rede de esgoto pública, torna-se obrigatório o uso de instalações necessárias para a depuração biológica e bacteriana das águas residuárias.
-A obrigatoriedade do uso dessas instalações está fundamentada no REGULAMENTO DO DEPARTAMENTO NACIONAL
DE SAÚDE PÚBLICA-Decreto nº 16.300 de 31/12/1932.
-Os despejos lançados sem tratamento propiciam a proliferação de inúmeras doenças.Cerca de 50 tipos de infecções podem ser transmitidas diretamente via excretas humanas(Ex.: febre tifóide, cólera, disenteria, hepatite infecciosa, dentre outras )
2. O que é a fossa séptica e como funciona -Fossa Séptica: Conceito e aplicação
- As fossas sépticas são instalações que atenuam a agressividade das águas servidas. Existem vários tipos de de fossas, alguns já patenteados. Fisicamente consistem basicamente em uma caixa impermeável onde os esgotos domésticos se depositam.
-As fossas sépticas têm a função de separar e transformar a matéria sólida contida nas águas de esgoto, descarregando-a no terreno, onde o se completará o tratamento.
-A altura mínima do líquido no interior da fossa para garantir a ação neutralizante das bactérias é de cerca de 1,20 m.
-Fossa Séptica: Funcionamento
-Nas fossas, as águas servidas sofrem a ação de bactérias anaeróbicas, ou seja, microorganismos que só atuam sem a presença de oxigênio. Durante a ação desses microorganismos
(em grande parte presentes nos próprios resíduos lançados), parte da matéria orgânica sólida é convertida em gases ou em substâncias solúveis, que dissolvidas no