antropologia medica
RESUMO:
Nesse artigo mostra a abrangência, ou seja poderemos perceber até que ponto a antropologia médica pode atingir, pois é apresentada como um panorama complementar e enriquecida na abordagem dos problemas de saúde pública. A influência do universo slocial e cultural sobre a visão e ações em saúde de diferentes grupos étnicos.
PALAVRA CHAVE: ANTROPOLOGIA MÉDICA / COMPORTAMENTO HUMANO
INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 A abrangência da Antropologia Médica.
Antropologia da Saúde ou Antropologia Médica corresponde a uma especializaçãoou aplicação da antropologia que é a ciência que tem como objetivo o estudo do comportamento humano e a humanidade de maneira totalizante. Tal ciência aplicada pode ser melhor entendida tanto na análise da produção de trabalhos produzidos por antropólogos e demais cientistas sociais como pela especiaficidade da área de aplicação e suas interfaces com os demais ramos do conhecimento. A antropologia tem como objetivo o estudo holístico da humanidade, com origens no desenvolvimento, organizações sociais políticas, religiõe, línguas, artes e artefatos. A antropologia possui ramificações, tais como Antropologia: Física conhecida como " bioligia Humana", que é o estudo da evolução da espécie humana, e está preocupada em explicar as causas da diversidade atual da populção humana. O ser humano é um animal social, organizado em grupos que se regulam e se reproduzem. É com o relacionamento do homem e da mulher como membros de uma sociedade que determina sua visão de mundo.
CONCEITO DE CULTURA : Cultura é o conjunto de conhecimentos adquiridos tais como crenças, artes, moral, leis, costumes e toda e qualquer capacidade ou hábito adquirido pelo homem sendo um membro da sociedade. Ou seja cultura é um conjunto de principios explícitos, onde estão " transparentes", com clareza e príncipios mostram a maneira de ver o mundo. Crescer em uma sociedadeé uma forma de ENDOCULTURAÇÃO,