ANTROPOLOGIA MEDICA
UNIDADE SANTO ANDRÉ – UNIA
CURSO: ENFERMAGEM
CULTURA, SAÚDE E DOENÇA.
A ABRANGENCIA DA ANTROPOLOGIA MEDICA
SANTO ANDRÉ
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE SANTO ANDRÉ – UNIA
CURSO: ENFERMAGEM
NOME: MAYZA YORGOS DE LIMA (1299275113)
CULTURA, SAÚDE E DOENÇA.
A ABRANGENCIA DA ANTROPOLOGIA MEDICA
SANTO ANDRÉ
2014
Livro: Cultura, Saúde e Doença.
Autor(a): Cecil G. Helman
Capitulo 1: A Abrangência da Antropologia Medica.
Resumo:
A antropologia medica se resume na forma que um determinado grupo de pessoas, explicam as doenças, seus respectivos tratamentos e a quem procuram quando estão doentes, em diferentes culturas. Estuda como se relacionam as mudanças biológicas e psicológicas com as crenças e práticas culturais.
A Antropologia vem do grego, que significa “o estudo do homem”, ou seja, uma visão geral da humanidade em todos os aspectos sociais, culturais, biológicos e etc. O que define a visão do ser humano na sociedade são suas experiências, o que cria uma base de organização social, política e econômica.
Quando estudamos uma sociedade, investigamos como seus membros se organizam em seus distintos grupos, funções e hierarquias. O que sustenta essa organização social e a forma como são simbolizados e transmitidos fazem parte da cultura daquela sociedade.
O Conceito de “Cultura”
Podemos observar que a cultura é um conjunto de costumes e princípios herdados por membros de uma sociedade em particular. Esses princípios ensinam uma forma de ver o mundo, vivencia-lo emocionalmente, e de como se comportar dentro dele relacionando com outras pessoas, a deuses ou crenças e ao meio ambiente. Pelo uso de símbolos, linguagens e etc, é possível transmitir esse conhecimento cultural para gerações futuras, no qual os indivíduos percebem e compreendem gradativamente o mundo em que habitam, crescendo e adquirindo sua ‘lente