antropologia médica
A Antropologia tem como toda uma disciplina o nome Antropologia que vem de origem grega trata-se "O estudo do homem".
A mais científica das ciências e mais humana das ciências. A Antropologia é o tudo holístico da humanidade, suas origens, desenvolvimento, organizações sociais e políticas, religiões, línguas e arte e artefatos.
O ser humano é um animal social organizado em grupos que se regulam e se perpetuam. É uma experiência do homem e da mulher como membros de uma sociedade que determina sua visão do mundo. Nesta perspectiva, a cultura é vista como uma das formas que os humanos organizam e legitimam a sociedade, fornecendo a base para sua organização social, politica econômica. Ao estudar um grupo de seres humanos, é necessário estudar um grupo de seres humanos, é necessário estudar tanto as feições da sociedade como da sua cultura.
O CONCEITO DE CULTURA
Podemos observar que cultura é um conjunto de princípios (explícitos e implícitos) herdados pelos indivíduos enquanto membros de uma sociedade em particular. Tais princípios mostram a eles a forma de ver o mundo, de vivencia-lo emocionalmente, e ele a outras pessoas, a deuses ou a forças sobrenaturais, e ao meio ambiente natural.
Ele tombe-lhes fornece a forma de transmitir estes princípios para a geração seguinte. De certa forma a cultura pode ser considerada como uma "lente" herdada, através da qual os indivíduos percebem e compreendem o mundo que habitam, aprendendo viver dentro dele. Crescer dentro de qualquer sociedade é uma forma de endocultura, processo através do qual o individuo adquiri gradualmente a "lente" cultural daquela sociedade.