abrangencia a antropologia médica
A antropologia médica estuda a forma como as pessoas , em diferentes culturas e grupos sociais , explicam as causas dos problemas de saúde , os tipos de tratamento nos quais elas acreditam e a quem recorrem quando adoecem .
A antropologia médica é o estudo do sofrimento humano e das etapas pelas quais as pessoas passam para poder explica-lo e aliviá-lo.
Antropologia – do grego “ o estudo do homem” – tem sido chamada “ a mais cientifica das ciências humanas e a mais humana da ciências . Seu objetivo é o estudo holístico do ser humano.
Como campo de estudo, apresenta vários ramos . A antropologia física – e o estudo da evolução da espécie humana. Em sua investigação a antropologia física usa as técnicas da arqueologia , da paleontologia, da genética e da sorologia, bem como o estudo do comportamento dos primatas e a ecologia .
A antropologia social e cultural , tratam respectivamente , do estudo comparativo das sociedades humanas contemporâneas e dos seus sistemas culturais .
No Reino Unido, antropologia social vê as pessoas como animais sociais , organizados em grupos que regulam e permutam a si mesmos. Nos Estados Unidos , a antropologia cultural concentra-se mais nos sistemas de símbolos , ideias e significados que compreendem uma cultura e dos quais a organização social é apenas uma expressão.
Ao estudar um grupo de seres humanos é necessário estudar características tanto de sua sociedade como de sua cultura. Ao estudar qualquer sociedade, os antropólogos investigam como os seus membros se organizam em vários grupos, hierarquias e papéis .
O CONCEITO DE CULTURA
Os antropólogos forneceram varias definições , das quais talvez a mais famosa seja a de Taylor, em 1871: “ Aquele complexo integral que inclui conhecimento, crenças , arte, moral, leis , costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
Pode se ver que a cultura é um conjunto de orientações (