ciclo diesel
Depto. de Ciências Florestais
Curso de engenharia florestal
Profª Catize Brandelero
Disciplina de Máquinas Florestais
Relatório de aula a respeito dos componentes de um motor
Acadêmicos: Cássio Wilhelm, Dione Radattz, Marcelo Coracini
Santa Maria, 25 de agosto de 2014
1. Objetivo
O relatório tem como função descrever e apresentar por meio de desenho as peças que compõem um motor.
2. Componentes de um motor
Cárter: Fecha o bloco na parte inferior e serve como depósito de óleo lubrificante para o motor.
Cilindro: está contido no interior do bloco e serve como local onde o êmbolo desloca-se com movimento retilíneo alternado.
Biela: transforma o movimento retilíneo alternado do êmbolo em movimento circular contínuo na árvore de manivelas. Apresenta como partes constituintes o pé ou olho, a cabeça ou olho grande, o corpo e as bronzinas ou casquilhos
Pistão ou êmbolo: Recebe o movimento de expansão dos gases. Localiza-se preso a biela pelo pino de êmbolo, possui movimento retilíneo alternativo que através da biela é transformado em movimento rotativo contínuo na árvore de manivelas. Possui três partes principais: topo, cabeça e saia.
Bloco: é a maior parte do motor e suporta as demais partes constituintes. No interior do bloco está contido o(s) cilindro(s), e os mancais de apoio das árvores de manivelas. Alguns tipos de blocos possuem tubos removíveis, que formam as paredes do cilindro, estes são chamados de camisas.
Cabeçote: Tem como função fechar o bloco na parte superior e conter as velas. Apresenta na parte inferior parte da câmara de combustão, orifícios para o alojamento das válvulas, bicos injetores, canais para a água de arrefecimento ou aletas, canais de admissão, escape e para óleo lubrificante.
Anéis de segmento: efetuam a vedação da câmara do cilindro, retendo a compressão, reduzem a área de contato direta entre as paredes do êmbolo e do cilindro,