antropologia - introdução e conclusão
O passado do sexo feminino dentro da nossa história da humanidade foi muito sofrido, e fez com que as mulheres enfrentassem diversas lutas para poder chegar onde as mesmas estão atualmente. Este artigo apresenta um breve panorama histórico sobre as mulheres nos últimos séculos e nas últimas décadas, evidenciando situações que o gênero enfrentou tomando por base alguns autores que exemplificam, analisam e demonstram como foi esse processo que levou a igualdade de gêneros na contemporaneidade.
Destacou-se também neste texto a evolução do direito da mulher ao longo dos anos, que teve como marco inicial a Constituição Federal de 1988 que visa os Direitos Humanos e a Dignidade da Pessoa humana presando pela igualdade de gêneros, liberdades etc. Tudo isso foi um processo em cadeia que trouxe até um estatuto para as mulheres, o “estatuto da mulher”.
Aprofundaremos também na temática da própria Constituição Federal Brasileira de 1988 e todos os seus preceitos, além dos planos de política para as mulheres nos dias de hoje.
Trataremos aqui neste texto também do papel secular que se inverteu em muitos casos aqui no Brasil que é: “a mulher no trabalho e o homem cuidando da casa” além de destacarmos exemplos das conquistas femininas em cargos de alto grau de importância no nosso país.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, é possível perceber, que apesar de todo sofrimento e humilhações que as mulheres passaram ao longo de séculos, enfim conseguiram e vem conseguindo nas últimas décadas este reconhecimento da igualdade de gênero. Elas vêm provando para toda a humanidade que são tão capazes quantos os homens, quebrando preconceitos e mostrando a sua força.
Esse processo de reconhecimento das mulheres perante a humanidade não foi tão simples, houveram conflitos das mais diversas naturezas, e juntando todos esses conflitos, podemos dizer que houve uma revolução, este processo ainda não está totalmente concluído, mas podemos dizer que falta