Antropologia cultural
ESCOLA SUPERIOR DE
ANTROPOLOGIA CULTURAL
ACEC 2ºAno
Índice Introdução 3 1. Antropologia 4 1.1. Antropologia Social e Cultural 4 2. Antropologia: ciência ou não ciência? 5 2.1. Noção de ciência 5 2.2.Noção de objectividade 5 3. Baseando-me na Revista do Centro e Estudos de Antropologia Social, com o tema ETNOGRÁFICA, volume II, numero 2, 1998 cheguei às seguintes conclusões: 5 4. Objecto de estudo 6 5. O objectivo da antropologia 6 6. O Trabalho do antropólogo 7 Conclusão 8 Bibliografia 9
Introdução
Antropologia Cultural etimologicamente, significa “o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano na sua totalidade” (Presotto, 1992) Primeiro que tudo é importante saber o que é a Antropologia, sendo esse o meu principal objectivo. Penso que é um tema pertinente e interessante para a minha área de estudo. Vou tentar abordar, da melhor forma possível, uma área deste vasto tema da antropologia, nomeadamente a Cultural. Irei esquematizar, de seguida, num pequeno parágrafo o que vou tratar. Numa primeira parte irei definir a Antropologia Cultural, de seguida abordar a objectividade da Antropologia e por fim sucintamente falar do objecto e objectivo da antropologia bem como o papel do antropólogo na sociedade.
1. Antropologia - etimologicamente, o termo antropologia “significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela preocupa-se em conhecer cientificamente o ser humano na sua totalidade” (Presotto, 1992) , dividindo-se em antropologia física, antropologia social e cultural.
Ser físico
Antropologia estudo do Homem
Ser cultural
As condições ao aparecimento de uma antropologia científica estão reunidas um pouco antes dos meados do século XIX. É estabelecido um princípio orientador para a interpretação dos factos socioculturais: o conceito de evolução.
Entre 1830 e 1840 este princípio está presente em