Antropologia - Heroi Totemico
Segundo a antropologia, a estrutura totêmica de um herói é composta por seu Totem, Tabu e Mana. Usando como exemplo a personagem Harry Potter, o Totem seria o garoto de cabelos pretos e olhos verdes com uma cicatriz em forma de raio na testa, óculos remendados e uma varinha de 28 centímetros feita de azevinho e pena de fênix– ou seja, a representação material e corpórea do personagem. Seu Mana seria, além de seu poder mágico, sua coragem para enfrentar os perigos e sua lealdade aos seus amigos. Por fim, o Tabu que deve ser seguido pela personagem são os valores de coragem, lealdade e liderança frente às ameaças a que é posto.
2. Trajetória do Herói: a mitificação do herói através da sua trajetória a partir do modelo teórico de Campbell (Separação, Iniciação e Retorno).
A separação na história do Harry Potter se da no momento que ele é abordado por um bruxo de estatura muito alta e este lhe conta que ele não é um ser humano normal, ele se descobre como bruxo e há se da o inicio da aventura dele. Apresenta essa quebra com o mundo real e a entrada dele num mundo sobrenatural, para isso ele passa por toda uma preparação e entra numa escola de bruxos para poder se tornar um bruxo.
A iniciação ocorre durante esse período de estudos de Harry Potter na escola de bruxos, lá ele conhece a história de seu inimigo na trama chamado Voldemort, e passa por todo o seu caminho e desafios para vencer a batalha contra Voldemort e seus seguidores. Ao mesmo tempo em que aprende e se desenvolve como bruxo ganha aliados nessa batalha, como os seus amigos Hermione e Rony, que o acompanham até o fim.
O retorno do herói ocorre perto do final da história onde pra vencer a batalha contra Voldemort ele investiga e acaba conhecendo sobre seu passado e sobre o passado de seus pais. Nessa jornada ele descobre também que graças a uma tentativa de matar ele quando pequeno mal sucedida uma parte