Realidade Objetiva
QUESTÃO 1 - DEFINIR: realidade objetiva, fatos, teoria, senso comum, “modelos explicativos”, teoria científica.
(cap 2)
Realidade Objetiva:
Julga-se por uma realidade despida de pré noções da cultura do cientista. Um tipo de realidade onde o cientista poderia perceber os fatos de forma que os homens comuns não conseguem, pois estão presos a visões do senso comum.
Fatos:
Os fatos não existem no estado bruto pois dependem de nossa observação. Que é orientada a partir da forma que os seres humanos interpretam e compreendem os fenômenos que têm diante de si.
Teoria:
O conjunto de representações, entre outras coisas, constitui a teoria. Ou seja, a forma que visualizamos os fatos e os interpretamos de forma conjunta, ajuda a formar a teoria. As teorias dão formato, significado e sentido, produzem e alteram tanto a percepção quanto os fenômenos que são comumente chamados “fatos” ou “realidade”. Teorias são como prismas onde o observador olha e procura interpretar o mundo.
Senso Comum:
O senso comum também é formado por conjuntos de esquemas interpretativos da suposta realidade. O senso comum pode ser classificado também como um arsenal de teorias, embora não sejam formados apenas por elas. Os conjuntos que constituem o senso comum são, entre outras coisas, crenças sobre a concatenação entre causas e efeitos relativos aos eventos humanos, naturais e sobrenaturais.
Não é possível construir uma teoria neutra, límpida e sem filtros. Não há possibilidade de realização de qualquer forma de pensamento fora de um contexto social. Não há ciência sem historicidade. O senso comum deve ser abandonado para que haja uma pesquisa científica. O estudioso deve se munir de embasamento teórico e adotar processos metodológicos e técnicos pertinentes para não partir de uma “experiência ingênua do mundo social.”
Teoria Científica:
Constitui-se do estudo científico dos fenômenos sociais. A teoria orienta a pesquisa. A validade de uma teoria em