antropologia aplicada
O CONCEITO DE ACULTURAÇÃO: é indicativo de situação de contato entre grupos portadores de culturas diferentes. ex: grupos tribais e sociedades civilizadas.
VALORES CULTURAIS: as formas de pensar de agir de grupos diferentes devem merecer maior respeito possível e, por isso, seria injusta a introdução deliberada de mudanças no interior dessas culturas.
Ex: o ensino do cristianismo entre grupos tribais brasileiros, durante praticamente 500 anos foi uma violência contra a esfera mental desses indivíduos, que dificilmente podiam compreender a substituição do seu “deus” por outro que desconheciam.
ETNOCENTRISMO: nos diz que há modos de vida bons para um grupo e que jamais serviram para outro.
Estudos de grupos humanos vem demostrando que, embora existam expressivas diferenças culturais, não necessariamente inferiores. Mesmo assim, as sociedades ”primitivas” são vistas dentro de um prisma de inferioridade cultural, sendo considerada selvagens, barbaras, e de mentalidade atrasada.
É de uma atitude etnocêntrica, condenada pela antropologia que defende o principio de que as culturas não são superiores ou inferiores, mas diferentes, com maiores ou menores recursos tecnológicos mais desenvolvida ou menos. A APLICAÇÃO DA ANTROPLOGIA: O papel da antropologia é bastante amplo:1 empenha-se na solução, procurando minimizar os desequilíbrios e tensões culturais e tentando fazer com que as culturas atingidas sejam menos molestadas e seus padrões e valores respeitados. 2 aplica-se