Antropologia aplicada ao serviço social
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL TUTOR: Artemisa Helena Gomes de Pinho Antunes Gastal
Janaína da Silva Menezes RA 4188263989
Maria Sirlei Otto RA 4189265737
Sabrina Pinz Wally RA 4115208670
Pelotas, Junho de 2011.
A música como outras formas de manifestação humana, pode ser vista como um meio de interação social, no sentido que possibilita uma forma de comunicação e inter-relação entre indivíduos do mesmo grupo ou de grupos diferentes.
Através da música pode-se alcançar o contexto vivido em determinada época ou local, as manifestações de contentamento ou inseguranças. A musica tanto serve para a manifestação cultural como a manifestação das insatisfações de um povo, usada muitas vezes como protesto ou disseminação de novas idéias e conceitos culturais e sociais.
Assim, passamos a analisar a musica de um dos artistas mais polêmicos dos últimos anos no Brasil, trata-se da musica Ideologia de Cazuza e Frejat, composta no ano de 1988. Os anos oitenta no Brasil foram marcados por uma intensa participação popular. Terminava a ditadura militar e começa a abertura, o fim da censura e a possibilidade de manifestação da população e participação nas decisões políticas. O povo foi para rua exigir as eleições diretas era o movimento das Diretas Já, que tomou conta do Brasil. A musica também teve maior expressividade nesta década. principalmente das bandas de rock. Nos anos 80 a nação brasileira viu renascer a democracia no solo brasileiro pelas mãos de seu povo, culminando em 1988 com a nova Constituição Federal que preconizava a garantia dos direitos básicos do cidadão, bem como a consolidação da democracia após muitos anos de ditadura militar. É neste contexto que muitos músicos manifestam seus pensamentos e ideais através de musicas marcantes, como o