Antropologia aplicada ao direito
Roberto DaMatta
O título é uma pergunta com várias respostas, na realidade o que se pretende saber é como que os dois "Brasis" se ligam entre si e como eles constituem uma única realidade buscando a identidade brasileira. O Brasil com “b” minúsculo que é “apenas um objeto sem vida” e o Brasil com “B” maiúsculo que é povo, cultura, raça, casa, vai além de um pedaço de terra. O autor relaciona o Brasil como um Deus que precisa do homem para ter poder, assim, onde quer que vá um brasileiro o Brasil sempre estará com ele. O Brasil é feito de várias raças, costumes, comida, arte, música, religião, fazendo dele um país único. Mas como DaMatta menciona “Os deuses, conforme sabemos, existem somente para serem vistos em certos momentos e dentro de certas molduras.” Assim vemos a sociedade que precisa se manifestar para ser percebida, formando a identidade social dos indivíduos juntados com dados demográficos, econômicos, políticos e educacionais que não sobrepõe a importância da classificação cultural pois nela sabemos quem somos.
O Brasil merece ser visto com uma visão ampla, não somente como um mero país e sim do povo e das suas coisas.
“ Não queremos ver um Brasil pequeno e outro grande já feito. Não! Queremos, isto sim, descobrir como é que eles se ligam entre si; como é que cada um depende do outro, e como os dois formam uma realidade única que existe concretamente naquilo que chamamos de pátria “.
Para DaMatta, precisamos descobrir, conhecer, entrar nos dois eixos no Brasil, dar importância não somente aos critérios objetivos e quantitativos mas também a sensibilidade e qualidade do