Conceitos básicos de contabilidade
O OBJETIVO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
COMPONENTES DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS a) Balanço patrimonial - relata os bens e direitos da companhia, bem como as obrigações com terceiros e os recursos investidos pelos proprietários. b) Demonstração do resultado do exercício - informa o lucro ou prejuízo apurado pela companhia durante o seu exercício social. c) Demonstração das mutações do patrimônio líquido - menciona as modificações ocorridas nas contas dos acionistas da companhia. d) Demonstração dos fluxos de caixa - demonstra as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo 3 fluxos: das operações, dos financiamentos e dos investimentos. e) Demonstração do valor adicionado - obrigatoriedade somente para companhias abertas - demonstra o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração desta riqueza, tais como empregados, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída. f) Notas explicativas - contêm os critérios utilizados pelo contador para elaboração das demonstrações financeiras e outras informações necessárias para entendimento desses relatórios pelos leitores.
UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
O sistema contábil deve ser estruturado de forma que atenda a: a) Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 11.638/07 que alterou a Lei 6.404/76). b) Legislação do Imposto de Renda (preparação da declaração anual de ajuste). c) Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). d) Relatórios gerenciais internos. e) Acompanhamento orçamentário.
Os principais órgãos e pessoas que utilizam as