A Antropologia Aplicada S Diferentes
Áreas da Nutrição
Rosa Wanda Diez Garcia
Diferentes trabalhos apresentados em capítulos anteriores traçam um panorama da abordagem socioantropológica da alimentação. Trataremos aqui, especificamente, de focalizar as contribuições da antropologia no campo de atuação do nutricionista, na abordagem de problemas que se apresentem como objeto da nutrição. Desse modo, é prudente antecipar alguns percalços decorrentes do caráter interdisciplinar que se mostram quando o foco no objeto de estudo incorpora outros referenciais. Buscar novos olhares e transitar por áreas de conhecimento que não são do próprio domínio e procurar a contextualização e a integração dos saberes fazem parte do trajeto de estudos interdisciplinares que propiciam melhores condições de compreender o objeto de estudo e dão oportunidade a novos desafios (Jupiassu, 1976; Morin, 2001). A situação do estrangeiro pode ilustrar a dificuldade em transitar por outras áreas do conhecimento: busca-se a familiaridade, mas não se deixa de ser estrangeiro, e esta situação se perpetua na volta ao lugar de origem, como no caso daquela pessoa que, tendo passado muito tempo fora de sua terra, perde a noção de pertencimento espacial.
Depois, pode-se tentar um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento e tratar das tensões teóricas e metodológicas que emergem.
Interdisciplinaridade implica intensidade das trocas e integração real – conceituai, metodológica – das disciplinas. Não se trata, pois, da soma de especialidades, mas da superação das fronteiras disciplinares, de modo a formar um espaço de integração e convergência de disciplinas (Jupiassu, 1976). A perspectiva de construir esse espaço de integração de disciplinas em uma investigação não é propriamente uma condição confortável justamente pelas incertezas geradas, quando na busca de melhores respostas ao objeto estudado pode haver um distanciamento dos referencias de domínio e ainda serem desconhecidos os limites
e